Percorrer o Mercado Livre do Produtor (MLP) e empresas em busca dos mais variados ingredientes para, em seguida, preparar um prato que agrade a um júri exigente tem sido o desafio de alunos de gastronomia de três faculdades, com o projeto Desafio Cozinha CeasaMinas 40 Anos. O projeto entra em sua terceira etapa nesta semana, nos dias 26 e 28 de agosto (terça e quinta-feira).
O concurso busca orientar os futuros chefs de cozinha a comprar no atacado da CeasaMinas, ao mesmo tempo em que os aproxima de produtores rurais e atacadistas. O projeto, iniciado em abril deste ano, é dividido em cinco etapas, e, em cada uma, alunos das faculdades Senac, Promove, Estácio de Sá são agrupados em trios.
No próximo dia 26/8, será a vez de dois trios, um da faculdade Promove e o outro do Senac/MG. Já no dia 28/8, está programada a participação dos alunos da faculdade Estácio de Sá.
Cada trio conta com um tempo determinado para comprar no entreposto, trazer os produtos para a Cozinha Experimental do Prodal Banco de Alimentos da CeasaMinas, preparar um prato principal com sobremesa e oferecer aos jurados. O júri técnico é formado por professores de gastronomia e chefs profissionais, e os jurados populares são escolhidos entre produtores rurais, carregadores, lojistas, funcionários e demais colaboradores.
A equipe vencedora de cada etapa irá participar da sexta fase, quando todos os cinco ganhadores disputam entre si.
Os estudantes de gastronomia do Senac/MG foram os campeões das duas primeiras etapas do Desafio Cozinha CeasaMinas 40 Anos.
O projeto é realizado pela CeasaMinas em parceria com a Revista Minas Gourmet, e as empresas Natural da Terra, Frutícola CM, Pachá Alimentos, MegaMinas Benassi Minas, Apoio Mineiro/Super Nosso, Irmãos Pereira, Araguaia Frutas e Legumes, Imperial Distribuidora e Castelo. O evento ainda conta com o apoio da Associação Comercial da Ceasa (ACCeasa), Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das Ceasas de Minas Gerais (Aphcemg), Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros (Coophemg), Consulte Vendas, Prodal Banco de Alimentos, Varejão da Fartura e Coimbra.
Raio X do entreposto de Contagem:
· 572 empresas instaladas, que comercializam hortigranjeiros, cereais e industrializados;
· 1 Mercado Livre do Produtor (MLP) com 20 mil metros quadrados, onde cerca de 12 mil produtores rurais cadastrados de MG vendem suas mercadorias;
· R$ 4,1 milhões em valor comercializado em 2013;
· 2,2 milhões de toneladas de produtos ofertados em 2013;
· abastece cerca de 8,5 milhões de pessoas.
Mais informações:
Departamento de Comunicação CeasaMinas (31) 3399 2011/2035/2037 Notícia de 26/08/2014.
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