CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, quinta-feira, 25 de abril de 2024.

Seminário discutirá cenário da produção de hortaliças leguminosas no Brasil

Inscrições abertas para o I Seminário sobre Hortaliças Leguminosas que será realizado nos dias 18 e 19 de agosto de 2016. O evento terá lugar na Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), coordenadora do seminário, e tem como principal proposta apresentar as perspectivas de um mercado considerado bastante promissor, ancorado em novas tecnologias relacionadas à produção das leguminosas – feijão-vagem, ervilha, lentilha e grão-de-bico. Nesse sentido, vale destacar a iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), que reconheceu a importância desses alimentos ao declarar 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.

Como parte da agenda, o seminário também colocará em pauta discussões sobre os entraves encontrados pelos produtores de hortaliças leguminosas no Brasil e os caminhos alternativos para resolver os problemas na produção e comercialização. "À exceção do feijão-vagem, o consumo interno das hortaliças leguminosas é suprido por importações, lastreadas pelo pouco interesse dos grandes importadores em estimular a produção nacional, e a inexistência de uma tradição de cultivo por parte dos agricultores", sustenta o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Warley Nascimento, idealizador e coordenador do fórum.

Segundo ele, esses fatores alinham-se ao desconhecimento acerca de tecnologias adequadas para a produção, assim como de cultivares adaptadas às nossas condições edafoclimáticas, "um cenário que vem atravessando algumas mudanças nos últimos tempos". "Atualmente, graças aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por diversas instituições, não apenas existe tecnologia disponível para produção, como também já há cultivares promissoras para algumas regiões, a exemplo do Distrito Federal".

Na região citada, em áreas com altitudes acima de 800 metros, e em plantios realizados de abril a maio, o cultivo dessas espécies têm apresentado bons resultados – nessa época do ano, o plantio coincide com a baixa umidade característica do período, o que reduz a incidência de doenças. O pesquisador lembra que na década de 80 a região do DF e entorno chegou a produzir milhares de hectares com o cultivo de ervilha, situação que "poderá repetir-se num futuro próximo".

Nascimento inclui na sua avaliação o fato de a agricultura da região ser bastante tecnificada, com registros de altos índices de produtividade, em razão do alto padrão tecnológico utilizado pelos produtores locais. Ele também aponta outros fatores que reforçam a conjuntura positiva, como o sistema de irrigação por pivô central, a topografia plana que permite a mecanização e o clima favorável ao cultivo de leguminosas.

PROGRAMAÇÃO

O seminário ainda será palco de dois lançamentos: "Hortaliças Leguminosas", livro que reúne informações relacionadas ao cultivo de ervilha, feijão-vagem, grão-de-bico e lentilha, além de um capítulo com referências sobre a qualidade e o uso dessas espécies; e a BRS Candango, nova cultivar de grão-de-bico desenvolvida pela Embrapa Hortaliças.

A temática também será explicitada em palestras e discutida em mesas-redondas conduzidas a partir de tópicos como "Experiências com Hortaliças Leguminosas no Brasil" e "Mercado de Hortaliças Leguminosas".

SERVIÇO

Mais informações: www.embrapa.br/hortalicas/leguminosas

Mais informações sobre o tema

Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Fonte: www.embrapa.br/hortalicas

 

 


Notícia de 27/06/2016.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)99163-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)99110-0011



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.