CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, sexta-feira, 26 de abril de 2024.

Primeiro dia de feira propicia experiências novas para a agricultura familiar brasileira

O primeiro dia da Saitex - Feira Internacional da África do Sul, neste domingo (25), foi um dia produtivo para a agricultura familiar brasileira. Os oito empreendimentos que estão no país com o apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) puderam ter contato com outros nichos de mercado e principalmente buscar informações sobre produtos orgânicos consumidos no país. Para veteranos e novatos presentes no evento, o dia foi de experiências positivas e contatos para a prospecção de vendas.

A Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense (Coopersulca), que reúne mais de 2 mil famílias agricultoras, em Santa Catarina, levou variados tipos de arroz para a Saitex. É a segunda vez da cooperativa na África do Sul. Segundo Luiz Fernando Bendo, diretor de comunicação e representante da Coopersulca na feira, os primeiros contatos não foram com consumidores finais, nem donos de grandes estabelecimentos. "Fizemos aproximações bastante produtivas com pessoas que têm comércios de distribuição de produtos. Uma senhora levou alguns produtos para testar e nos deixará a impressão dela no último dia da feira", conta Luiz.

A feira internacional está na 24ª edição. Ao todo, são mais de 400 expositores de 25 países. A média de público nos três dias de evento é de 14 mil pessoas. O estande da agricultura familiar na Saitex promoverá as cooperativas e produtos brasileiros que têm capacidade de exportação. O público da feira é formado não só por países do continente africano, mas também da Ásia e Europa. Nas últimas edições, os produtos do Brasil foram negociados no mercado chinês e europeu.

Para a Fazenda Bacuri, cooperativa de produtos da Amazônia, como jenipapo, jambo, cupuaçu, buriti, açaí, murici, taperebá, o dia foi de novas experiências. Este foi o ano da estreia do empreendimento na Saitex. "Foi muito interessante. Tivemos muita gente interessada em provar os produtos. Quando falava que era da Amazônia, ficavam logo curiosos. Essa é a nossa primeira vez e não esperávamos tamanha receptividade. Foi muito bom", avalia a produtora e presidente da Fazenda Bacuri, Hortência Osaqui. A Fazenda começou sua história em 2009. Expandiu o trabalho e, atualmente, é uma agroindústria de frutas típicas do Pará. As frutas se transformam em doces, geleias, licores e polpas concentradas pelas mãos dos agricultores familiares.

Visitas técnicas

No sábado (24), os agricultores também puderam aprender como funciona a dinâmica dos mercados da África e conhecer produtos similares aos que eles produzem no Brasil. Foi um dia de visita técnica ao um supermercado da região, o Checkers Hyper. Os produtores tiveram a chance de avaliar a aceitação dos alimentos brasileiros e de analisar possível negócios. "O mais importante para eles foi saber se o supermercado tem negócios com o Brasil; verificar quais são os produtos similares aos que estão sendo negociados pela agricultura familiar, na Saitex ; e verificar valores dos produtos, além de obter conhecimento sobre embalagens", explica a consultora de Promoção Comercial da subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF) da Sead, Monica Batista.

A feira

A Saitex é o maior evento de negócios multissetorial do continente africano. É uma oportunidade de prospecção de negócios e não é permitida a venda direta da produção aos visitantes. O objetivo é promover a exportação e apresentar os produtos para grandes compradores, como mercados varejistas, promover rodadas de negociações e também auxiliar os agricultores nas transações comerciais. Além da Sead, outros órgãos brasileiros estarão presentes na Saitex, entre eles o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Fonte: www.mda.gov.br


Notícia de 27/06/2017.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)99163-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)99110-0011



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.