PETI - Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação
O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) é um processo dinâmico e interativo para estruturar
estratégica, tática e operacionalmente as informações organizacionais, a tecnologia da informação - TI (e seus recursos:
hardware, software, sistemas de telecomunicações, gestão de dados e informações), os sistemas de informação
(estratégicos, gerenciais e operacionais), as pessoas envolvidas e a infra-estrutura necessária para o atendimento de todas as decisões,
ações e respectivos processos de trabalho de uma organização.
PDTI
Como principal produto deste processo, o PDTI descreve, basicamente, como introduzir métodos
de gestão de recursos e contratação de produtos e serviços
de informática e informação na organização.
O PDTI deve:
- Definir os objetivos estratégicos em relação à adoção das tecnologias da informação (TI);
- Avaliar, organizar e reorientar os processos internos da organização, de acordo com os objetivos estratégicos definidos;
- Planejar a curto, médio e longo prazo as necessidades de informação da organização;
- Elaborar planejamento detalhado dos Sistemas de Informação para sistematização dos processos estabelecidos;
- Avaliar os recursos de TI necessários para suportar a sistematização dos processos estabelecidos;
- Definir e elaborar planos de capacitação para as equipes internas responsáveis pela gestão das tecnologias a serem utilizadas na
organização.
PDTI CeasaMinas
A CeasaMinas inicia seu planejamento estratégico de TI com a confecção da primeira versão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI.
Para isso, definiu e executou um projeto com várias fases de desenvolvimento, auxiliado pela Indra.
Documentos
Ao longo da execução do projeto foram gerados diversos documentos.
A documentação está organizada em conformidade com o Plano de Trabalho,
que prevê um conjunto de documentos para cada uma das fases de desenvolvimento:
- Diagnóstico - contém um estudo do modelo estratégico, organização da gestão de TI, dos
sistemas de informação, das necessidades de informação e da arquitetura e dos ativos de TI
- Estratégias, planos e ações - lista as estratégias e planos de ação para sistemas de informação, adequação da
arquitetura de tecnologia da informação e gestão de TI. Também detalha os planos de ação prioritários, sua implantação e acompanhamento
- I Plano Diretor de Tecnologia da Informação - resumo com o direcionamento estratégico, ações e governança para o quadriênio 2012-2015
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